Frei Galvão – fatos e milagres

Salve Maria!

 

Um amigo contou-me um fato da vida de Frei Galvão que eu desconhecia.

Veja que interessante:

Num certo dia, ainda nos tempos de Frei Galvão, um pobre pai de família deixou aflito e apressado seu local de trabalho. Era já tardinha, quase noite.

Com umas poucas moedas no bolso, o pobre homem dirigiu-se a uma das várias vendazinhas, quase “botecos”, que havia nas proximidades do Mosteiro da Luz, em São Paulo.

Ele ia conversar com o dono de um desses empórios para, envergonhado, explicar-lhe que não teria como pagar a conta referente aos alimentos que já levara para o sustento de sua esposa e filhos.

Enquanto caminhava, o pobre homem ia imaginando a humilhação por que passaria, sobretudo imaginava a carranca que teria que enfrentar quando estivesse com seu credor.

Chegando, porém, à venda, quase não acreditou no sorriso estampado no rosto do homem para quem ele devia. E ficou mais surpreso ainda quando ouviu – com um forte sotaque português — o dono dizer:

– O Frei já passou! …sua conta já está paga! Fique tranquilo…

“Frei”, era Frei Galvão! E ele sempre costumava fazer isso: em certas noites, discretamente, passava pelos armazéns pagando as contas dos devedores pobres…

O “Frei” é o primeiro santo brasileiro canonizado!

Bonitos fatos como esse que acabo de contar da vida de Frei Antônio de Sant’Anna Galvão são pouco conhecidos; pouco difundidos…

Quando a Igreja afirma que uma pessoa é santa é porque ela deseja que os fiéis admirem e imitem a vida desse santo.

Como seria bom que os católicos brasileiros soubessem o que admirar em nosso Frei Galvão, o que imitar da vida desse brasileiro e o que pedir a Deus por sua intercessão.

Tenho certeza de que, como nós, você gostaria que muita gente conhecesse melhor a vida de nosso primeiro santo canonizado!

Poderia ser algo como se fosse o diário de um santo: pequenos episódios do dia-a-dia de uma vida inteiramente voltada para o serviço de Deus e o amor ao próximo. Uma narração de pequenas histórias que, além de nos agradar e encantar, certamente serão lições para nossa vida. Uma apresentação da fisionomia e do perfil moral desse santo que “tinha a alma posta em suas mãos” e que soube moldá-la a ponto de refletir a mentalidade e o modo de ser de um brasileiro santo. Um santo sob medida para nossos dias carentes de afeto, benquerença e paz.

Os santos já brilham no Céu. Mas Frei Galvão precisa brilhar também nos céus do Brasil!

Tornar conhecida a vida de um santo é o mesmo que fazer brilhar um raio de luz sobre caminhos tortuosos e difíceis de nossa existência. É apontar um exemplo de vida a ser imitado em todas as circunstâncias da difícil caminhada nessa terra, rumo à Casa do Pai Celestial.

E é uma pena, …mas é a verdade: Frei Galvão é, lamentavelmente, pouco conhecido entre nós. Ele é quase desconhecido por seus próprios compatriotas e irmãos na Fé!!!

Como seria bom que brasileiros de todos os cantos conhecessem essa bela e santa alma.

Frei Galvão é um presente que Deus nos envia para que o Brasil inteiro possa admirá-lo, tê-lo como intercessor e amigo nas horas incertas do dia-a-dia cheio de violência em que vivemos.

Como seria bom que todos os brasileiros conheçam as obras de caridade que ele praticava, da sua grande devoção a Nossa Senhora, ou então, a paz, a segurança e a santidade que sua presença transmitia. Também o dom que ele tinha de curar as almas e os corpos, o dom da bilocação e os inúmeros milagres que ele fez ainda em vida e sobretudo depois de ir para o céu.

Este humilde frade, nascido em Guaratinguetá, ainda em vida, foi cognominado o “homem da paz e da caridade”, em proclamação feita pela Câmara do Senado da Província de São Paulo.

Frei Galvão já foi chamado também de “a ternura de Deus”. E essa expressão define bem quem ele era.

E ele não foi ternura só para as irmãs contemplativas do Mosteiro da Luz fundado por ele: Ele representou a “ternura de Deus” para todos aqueles que o procuravam para dele receberem uma bênção, para serem curados de uma enfermidade, para se reconciliarem com Deus, para recobrarem a esperança, para encontrarem a paz!

Para o nosso povo que nos dias de hoje está tão carente de afeto e benquerença, tão saturado de egoísmos e violência, conhecer a vida de Frei Galvão é um bálsamo de esperança!!!

É uma oportunidade de, seguindo o exemplo de nosso Santo Frei Galvão, através de Maria, conduzirmos mais almas a Jesus.

Peço a Santo Frei Galvão que lhe cubra de bênçãos bem como a sua família e dê a todos a paz.

Deixo aqui um presente, o Livro “Santo Antônio de Sant’Ana Galvão – Um homem que sempre teve sua alma na mão” em formato PDF.
Clique aqui para baixar

Em Jesus e Maria!

João Sérgio Guimarães
Coordenador

 

P.S. – A vida de Frei Galvão ainda é pouco conhecida. Conheçamos sua vida e imitemos as virtudes deste grande santo brasileiro!

Enviar um comentário

You might be interested