Santa Teresinha, esplendor do Carmelo!

Salve Maria!

“Quero passar o Céu fazendo bem à terra”!

Foi Santa Teresinha quem disse esta frase. Então, é certo que temos uma intercessora própria para quando necessitarmos de alguma ajuda celeste.

E hoje em dia, são muitas as dificuldades que o cristão tem que enfrentar para ser fiel a sua vocação, para resolver os problemas da vida! Ora, Santa Teresinha promete estar sempre disposta a nos ajudar: ela quer “passar o Céu fazendo bem à terra”…

Às vezes nós podemos ter a impressão errada de que os santos, porque são muito felizes no Céu, acabam por esquecer-se de nós que ainda estamos na terra.

E até podemos pensar: afinal, os santos não têm que manter a família, cuidar da casa, educar os filhos, ajudar os netos… Todas essas preocupações já acabaram para eles. Será que, com toda a felicidade do Céu, eles vão prestar atenção nos problemas que temos em nosso dia a dia?

Esta dúvida é prejudicial para nós! Ela nos leva a rezar sem confiança. E confiança é uma condição importantíssima para que a oração seja atendida por Deus.

A verdade é que, de certo modo, no Céu, os santos dão continuidade à vocação que tiveram aqui neste mundo: eles não se desligam dos acontecimentos da terra!

E foi isso que levou Santa Teresinha do Menino Jesus a pronunciar essa famosa frase. Porque ela, estando no Céu, queria fazer todo o bem que não tinha conseguido fazer aqui, enquanto estava viva.

Ela era freira de clausura, não podia sair do convento, para evangelizar, para ajudar os necessitados, tanto quanto desejava. Estando na Eternidade, sim, poderia fazer todo o bem que quisesse, sem os obstáculos do corpo. É por isso que ela dizia: “Não vou ficar ociosa no Céu, olhando a face de Deus! Vou ficar olhando para a Terra para ajudar quem me procurar”.

Então, eu lhe pergunto: não é de uma santa assim que nós necessitamos em tantas e tantas ocasiões?

Às vezes, em meio aos muitos problemas, a angústia nos domina e não sabemos a quem pedir ajuda. Mas, agora sabemos: Santa Teresinha anda à procura de quem ajudar.

Ninguém me chamará em vão!”, disse ela. Esta afirmação é a garantia de que quem a ela recorre terá seu auxílio.

Se não fosse uma tão grande santa que tivesse dito isso, seria difícil de acreditar, não é verdade? Mas ela reforçou mais sua intenção de passar o Céu fazendo o bem ao dizer:

Farei cair uma chuva de rosas!”. Ou seja é um auxílio generoso, abundante como a chuva.

Mas, veja que coisa incrível: Santa Teresinha –que faleceu muito jovem, com 24 anos- alcançou um grau de santidade muito elevado, no entanto, em seu convento poucas freiras tinham consciência de que ela fosse uma tão grande santa. Na verdade, era uma desconhecida para as pessoas mais próximas.

Só depois de sua morte, quando começou a fazer grandes milagres, é que viram quem ela era na realidade.

Santa Teresinha do Menino Jesus e da Santa Face: uma grande santa, uma das poucas mulheres doutoras da Igreja.

Durante sua enfermidade, já próxima do fim, ela afirmou:

Sinto que minha missão vai começar. A missão de fazer amar ao Bom Deus como eu O amo. De ensinar às almas a pequena via”.

A “pequena via” foi o caminho que ela escolheu para ir para o Céu: santificar-se praticando pequenos atos, por vezes, difíceis, mas vividos todos eles por amor a Deus. E ela desejava difundir esse modo de santificação.

Ela até aconselhava:

“Para caminharmos na pequena via é preciso ser humilde, pobre de espírito e simples. Sobretudo é preciso ser humilde de coração”. É bem o caminho que trilha quem é pequeno, fraco, mas fiel!

Eu tenho certeza de que lá do Céu, olhando para a Terra, Santa Teresinha verá o empenho daqueles que divulgam seu modo de viver, seu modo de caminhar para Deus e sorrirá para quem assim proceder: Ela vai recompensar com suas melhores graças os que  divulgarem seu modo de chegar a Jesus.

 

Em Jesus e Maria

João Sérgio Guimarães
Coordenador da Campanha Vinde Nossa Senhora de Fátima, não tardeis!

Enviar um comentário

You might be interested