Novena Preparatória para a festa da Imaculada Conceição de Maria Santíssima

Abbé L. de Sambucy, Leclerc et Cie. Imprimeurs Lib., Paris, 1835, pp. 3-25.

V.\ Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.

R.\ Amém.

Vinde, Santo Espírito, enchei os corações de vossos fiéis, e acendei neles o fogo de vosso amor.

V.\ Enviai o vosso Espírito e tudo será criado.

R.\ E renovareis a face da terra.

Oremos

Ó Deus, que instruístes os corações dos vossos fiéis com a luz do Espírito Santo: concedei-nos que no mesmo Espírito conheçamos o que é reto, e gozemos sempre as suas consolações. Por Jesus Cristo Nosso Senhor. Amém.

Oração Preparatória para cada dia da Novena

Ó Virgem Puríssima concebida sem pecado, e desde o primeiro instante de vosso ser toda bela e sem mancha, gloriosa Maria, cheia de graça, Mãe do meu Deus, Rainha dos Anjos e dos homens. Humildemente vos venero como a Mãe do meu Salvador, o qual com a estimação, respeito e submissão que, ainda que Deus, sempre vos prestou sobre a terra me ensina quais honra e quais homenagens eu vos devo render. Dignai-vos, vos rogo, de aceitar as que nesta Novena vos consagro. Vós sois o asilo seguro dos pecadores penitentes, eu tenho pois razão de recorrer a vós. Vós sois a Mãe de Misericórdia, e pior tanto não podereis deixar de vos enternecer à vista das minhas misérias. Vós sois depois de Jesus Cristo toda a minha esperança, dignai-vos pois de aceitar a terna confiança, que tenho em vós. Fazei-me digno de ser chamado vosso filho, a fim de que possa dizer-vos com confiança: Mostrai que sois nossa Mãe.

Reza-se nove vezes a Ave Maria, um Glória ao Pai e a Oração própria de cada dia da Novena.

Em seguida, reza-se a Ladainha de Nossa Senhora:

Ladainha de Nossa Senhora

Senhor, tende piedade de nós.

Jesus Cristo, tende piedade de nós.

R./ Senhor, tende piedade de nós

Jesus Cristo, ouvi-nos.

R./ Jesus Cristo, atendei-nos.

Deus, Pai dos Céus, tende piedade de nós.

Deus Filho, Redentor do mundo,

Deus Espírito Santo,

Santíssima Trindade, que sois um só Deus,

Santa Maria, rogai por nós.

Santa Mãe de Deus,

Santa Virgem das virgens,

Mãe de Jesus Cristo,

Mãe da divina graça,

Mãe puríssima,

Mãe castíssima,

Mãe intacta,

Mãe intemerata,

Mãe admirável,

Mãe do bom conselho,

Mãe do Criador,

Mãe do Salvador,

Virgem prudentíssima,

Virgem venerável, rogai por nós.

Virgem louvável,

Virgem poderosa,

Virgem benigna,

Virgem fiel,

Espelho de justiça,

Sede da sabedoria,

Causa de nossa alegria,

Vaso espiritual,

Vaso honorífico,

Vaso insigne de devoção,

Rosa mística,

Torre de David,

Torre de marfim,

Casa de ouro,

Arca da aliança,

Porta do Céu,

Estrela da manhã,

Saúde dos enfermos,

Refúgio dos pecadores,

Consoladora dos aflitos,

Auxílio dos cristãos,

Rainha dos Anjos,

Rainha dos Patriarcas,

Rainha dos Profetas,

Rainha dos Apóstolos,

Rainha dos Mártires, rogai por nós.

Rainha dos Confessores,

Rainha das Virgens,

Rainha de todos os Santos,

Rainha concebida sem pecado original,

Rainha assunta ao Céu,

Rainha do santo Rosário,

Rainha da família,

Rainha da paz,

Cordeiro de Deus, que tirais os pecados do mundo,

R./ perdoai-nos, Senhor.

Cordeiro de Deus, que tirais os pecados do mundo,

R./ atendei-nos, Senhor.

Cordeiro de Deus, que tirais os pecados do mundo,

R./ tende piedade de nós.

V./ Rogai por nós, Santa Mãe de Deus.

R./ Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.

Oremos.

Senhor Deus, nós Vos suplicamos que concedais a vossos servos lograr perpétua saúde de alma e corpo; e que, pela gloriosa intercessão da bem-aventurada sempre Virgem Maria, sejamos livres da presente tristeza e gozemos da eterna alegria. Por Cristo Nosso Senhor. Amém.

 

Pode-se rezar ou a Ladainha a Nossa Senhora, ou o seguinte Responsório:

Responsório em honra da Imaculada Conceição

V.\ Toda sois formosa, ó Maria

R.\ Toda sois formosa, ó Maria

V.\ E em vós não há a mácula original

R.\ E em vós não há a mácula original

V.\ Vós sois a glória de Jerusalém

R.\ Vós sois a alegria de Israel

V.\ Sois a honra de nosso povo

R.\ A Advogada dos pecadores,

V.\ Ó Maria!

R.\ Ó Maria!

V.\ Virgem prudentíssima

R.\ Mãe clementíssima

V.\ Rogai por nós.

R.\ Intercedei por nós a Nosso Senhor Jesus Cristo.

Depois da Ladainha ou do Responsório, conclui-se a Novena com a seguinte oração:

V.\ Na vossa Conceição, ó Virgem, fostes imaculada.

R.\ Rogai por nós ao Pai, cujo Filho destes à luz.

Oremos.

Ó Deus, que pela Imaculada Conceição da Virgem preparastes para vosso Filho uma digna habitação, pedimo-vos que, pois em vista da morte futura de seu mesmo Filho a preservastes de toda a mancha, nos concedais também a nós em vista de sua intercessão, que purificados de todo o pecado, cheguemos a possuir-vos eternamente.

Pelo Papa

Ó Deus, que sois o Pastor, e governador soberano de todos os fiéis, olhai propício para o vosso servo N., que quisestes dar à vossa Igreja para a governar como Pastor; concedei-lhe, vos pedimos, a graça de edificar com a palavra e exemplo aos que governa: a fim de que ele, juntamente com o rebanho que lhe foi confiado, chegue à vida eterna.

Pelas necessidades dos fiéis

Ó Deus, nosso refúgio e nossa força, atendei benigno aos pios rogos da vossa Igreja, vós, que sois o autor da mesma piedade; e fazei que consigamos eficazmente o que pedimos com confiança. Por Jesus Cristo Nosso Senhor. Amém.

ORAÇÕES PRÓPRIAS A CADA DIA DA NOVENA

Primeiro Dia

Oração

Eis-me aos vossos santíssimos pés, ó Virgem Imaculada. Muito me alegro convosco de terdes sido desde a eternidade eleita Mãe do Verbo Eterno, e preservada da culpa original. Eu agradeço, e louvo a Santíssima Trindade de vos ter enriquecido destes privilégios na vossa Conceição; e vos suplico humildemente, que me impetreis a graça de vencer os tristes efeitos, que em mim tem produzido o pecado original. Ah! Senhora, não permitais que eu deixe jamais de amar ao meu Deus.

Segundo Dia

Oração

Ó Maria, lírio imaculado de pureza, eu me congratulo convosco, de que desde o primeiro instante de vossa Conceição tendes sido cheia de graça, e além disto, recebido o uso perfeito da razão. Eu agradeço, e adoro a Santíssima Trindade; por vos ter repartido tão sublimes dons, e me cubro todo de confusão na vossa presença ao ver-me tão pobre de graça. Vós, ó Maria, que fostes tão abundantemente cheia de graça celeste, ah! comunicai-a à minha alma, e fazei-me participante dos tesouros da vossa Imaculada Conceição.

Terceiro Dia

Oração

Ó Maria, mística rosa de pureza, eu me gozo convosco, de que na vossa Conceição Imaculada haveis gloriosamente, triunfado da serpente infernal, e de que tendes sido concebida sem a mácula de pecado original. Eu agradeço, e louvo de todo o meu coração a Santíssima Trindade de vos ter concedido tal privilégio, e vos suplico, me alcanceis luz e força para descobrir e vencer todas as astúcias do inimigo infernal e a graça de não manchar minha alma com o pecado. Ah! ajudai-me sempre, Senhora, e fazei, que com a vossa proteção triunfe sempre dos inimigos comuns de nossa salvação eterna.

Quarto Dia

Oração

Ó espelho de pureza, imaculada Virgem Maria, eu me regozijo sumamente, vendo, que desde vossa Conceição vos foram infundidas as mais sublimes e perfeitas virtudes, e juntamente todos os dons do Espírito Santo. Eu agradeço, e louvo a Santíssima Trindade de vos haver adornado com estes privilégios, e vos suplico, ó Mãe benigna, me alcanceis a graça de praticar a virtude, e de me tornar digno de receber os dons, e a graça do Espírito Santo.

Quinto Dia

Oração

Ó Maria, Lua resplandecente de pureza, eu me felicito convosco de que o Mistério de vossa Imaculada Conceição foi o princípio da salvação de todo o gênero humano, e a alegria de todo o mundo. Eu agradeço e louvo a santíssima Trindade, de vos ter tanto engrandecido, e glorificado: e vos suplico, que me alcanceis a graça de me saber aproveitar da Paixão e Morte de vosso Jesus, e que não seja inútil para mim o sangue, que ele derramou na cruz; mas sim que eu viva santamente, e me salve.

Sexto Dia

Oração

Ó Maria Imaculada, estrela brilhantíssima de pureza, eu me alegro convosco de que a vossa Imaculada Conceição causou uma extrema alegria a todos os Anjos do paraíso. Eu agradeço, e louvo a Santíssima Trindade de vos ter enriquecido de um tal privilégio. Fazei, Senhora, que eu participe um dia desta alegria, e possa na companhia dos Anjos louvar-vos, e bendizer-vos eternamente.

Sétimo Dia

Oração

Ó Imaculada Maria, Aurora nascente de pureza, eu me encho de alegria, e de admiração convosco, de que no momento mesmo da vossa Conceição tendes sido confirmada em graça, e tornada impecável. Eu agradeço, e exalto a Santíssima Trindade de ter distinguido a vós só com este particular privilégio. Impetrai-me, Virgem Santa, uma total, e contínua aversão para o pecado; que eu o deteste mais que todos os outros males e prefira antes morrer do que cometer um só.

Oitavo Dia

Oração

Ó Maria Virgem, sol sem mancha, eu me congratulo, e me alegro convosco, de que na vossa Concepção Deus vos conferiu uma graça maior, e mais copiosa que a de todos os Anjos e santos no maior auge dos seus méritos. Eu agradeço, e admiro a suma beneficência da Santíssima Trindade, que vos há concedido este privilégio. Fazei, Senhora, que eu corresponda à graça divina, e que nunca abuse dela. Mudai-me o coração, e fazei, que desde já comece a emenda de minha vida.

Nono Dia

Oração

Ó Luz vida de santidade, e Modelo de pureza, Imaculada Virgem e Mãe Maria; vós, apenas concebida, adorastes profundamente a Deus, e lhe destes graças de querer por vosso meio desatar a antiga maldição, e derramar sobre os filhos de Adão a plenária bênção de suas misericórdias. Ah! fazei, que esta bênção acenda no meu coração um ardente amor para com Deus; inflamai-o vós, Senhora, a fim de que o ame constantemente cá na terra, e depois o goze eternamente no paraíso, onde possa agradecer-lhe mais vivamente os singulares privilégios, que vos tem concedido, e ter a alegria de vos ver coroada de tanta glória.

Enviar um comentário

You might be interested