Fidelidade, Esperança, Confiança: virtudes que Santana e São Joaquim nos ensinam

A Igreja comemora no dia 26 de julho a memória de São Joaquim e Santana, pais da Virgem Maria.

O santo casal possuía uma religiosidade exemplar. Eram expoentes da fidelidade a Deus no Antigo Testamento e, por isso mesmo, ansiavam pela vinda do Messias prometido.

Talvez o desejo de São Joaquim e Santana tivesse sido ansiar ardentemente estar entre os ancestrais do Salvador.
Acontece, porém, que, segundo uma piedosa crença, os anos passavam, eles envelheciam e não lhes nascia um filho que alimentasse suas justas e piedosas esperanças.

Algo no fundo de seus corações, talvez uma premunição carregada de Fé, lhes ensinava que as grandes esperas são o prelúdio dos grandes dons da Providência Divina. Então, continuaram a esperar com a mais fina ponta da esperança: a confiança. E, não se viram desiludidos!Santana e São Joaquim nos ensinam.jpg

Santana, já em avançada idade concebe uma criança que, passados os meses de gestação, traz ao mundo uma menina. E a menina que ela dá à luz não era outra que Aquela que, chamada Maria, haveria de ser a Esposa do Espírito Santo e a Mãe do Verbo Encarnado.

São Joaquim e Santana, são assim, paradigmas daqueles que esperam contra todas as esperanças.

Eles são um magnífico exemplo daqueles que, sabendo ser fiéis no esperar e confiar, recebem o cêntuplo das promessas divinas!

As lições que Santana e São Joaquim nos trazem são de que a Divina Providência, por vezes, demora a atender, mas não falha. Quando paga, paga com juros… e que juros!

Peçamos a este casal extraordinário de Santos, a todos nós concedam a graça de sermos firmes na fidelidade; esperar, esperar, esperar; confiar, confiar, confiar.

A Providência vai atender e dará bem mais do que aquilo que pedimos!

João Sérgio Guimarães

Enviar um comentário

You might be interested