Visitação de Nossa Senhora a Santa Isabel

Uma lição a tirar

A propósito do episódio da Visitação de Nossa Senhora a sua prima Santa Isabel, contemplado no segundo mistério gozoso do Santo Rosário e tão belamente narrado no Evangelho de São Lucas (Lc 1,39-56), vamos traçar comentários que a Festa de hoje pode nos inspirar.

Inspiração Divina

No trecho de São Lucas, Maria ensina, nos dá o exemplo de quanto nós devemos ser sensíveis, o quanto devemos ser flexíveis, o quanto devemos estar prontos para atender às inspirações que Deus põe em nossas almas.

Quantas e quantas vezes, ao longo de nossa vida, temos essas ou aquelas inspirações, temos esses ou aqueles toques interiores da graça, sentimos em nossa alma que devemos empreender um caminho, ou então, abandonar algo que nos prejudica, que nos leva a ofender a Deus. Quantas vezes sentimos a voz da consciência, ou a própria voz de Deus convidando-nos a empreender um caminho…

Nossa Senhora não duvidou, obedeceu

Nossa Senhora foi visitar Santa Isabel, não porque pudesse haver qualquer resquício de dúvida sobre o que lhe tinha dito o Anjo, ou então, que este a tivesse enganado. Jamais isto teria acontecido.

Ela foi visitar a prima porque recebeu uma inspiração de fazê-lo, foi tocada por uma graça, recebendo assim, um impulso em seu interior, e obedecendo a este prontamente.

Razão para ficar em casa

Maria vive dentro da contemplação de Deus, que se encontra no mais intimo de seu coração.

A Segunda Pessoa da Santíssima Trindade estava sendo formada enquanto homem em seu claustro virginal.

Por isso, quanta razão tinha Ela para ficar em casa, contemplando este Deus que estava sendo gestado em seu interior.

Entretanto, recebida a inspiração, não titubeou. Põe-se a caminho.

A Alegria de obedecer moveu Maria

¨…Levantando-se Maria, foi com pressa às montanhas…¨

De fato, a cidade de Santa Isabel ficava em uma região montanhosa, e a distância da cidade de Nazaré até lá eram de três a quatro dias de caminhada.

Era, portanto, uma viagem penosa e difícil, mas Maria está satisfeita, está alegre, e é esta alegria que a coloca em movimento, faz com que abandone as comodidades e se ponha a caminhar.

Imitar Maria, cumprir o dever

Exemplo magnífico para nós: quando formos tocados por uma graça para seguir um determinado caminho, ou por alguma inspiração de Deus convidados a abandonar uma situação que nos é agradável, ou então, quando há uma situação que nos leva ao pecado, sejamos rápidos, tenhamos pressa, e imitemos Nossa Senhora em sua predisposição para cumprir o dever.

João Sérgio Guimarães

Enviar um comentário

You might be interested