Eucaristia

Salve Maria!

 

Não há coração que não se compadeça diante de alguém com fome.

Até, um dos maiores milagres de Jesus foi a multiplicação do pão e do peixe para dar de comer à multidão faminta que o seguia.

Jesus teve pena daquela pobre gente.

Mas às vezes, há situações piores do que não ter alimento. É não ter apetite, por doença. Às vezes há pessoas que vão enfraquecendo e morrem por não conseguir comer, por falta de apetência.

As enfermidades, por vezes, têm certa semelhança com os problemas espirituais. E a falta de apetite é uma delas. Normalmente, quando a pessoa sente fome, está fraca, procura comer melhor para recuperar as forças.

Na vida espiritual também deveria ser assim. Quando nos falta a energia para praticar o bem, para sermos virtuosos, para cumprir os mandamentos, deveríamos procurar o alimento do espírito para recuperar o ânimo, a força, não é verdade? E nem sempre é o que acontece.

Se perdemos o apetite espiritual, não nos alimentamos. E, no entanto, Jesus fez um milagre ainda maior do que multiplicar o pão e o peixe, que foi a Eucaristia, para alimentar a alma: “A minha carne é verdadeira comida, e o meu sangue verdadeira bebida”(Jo 6,55).

E a falta de fé acaba por impedir que nos beneficiemos do alimento que Jesus nos deixou: Seu próprio Corpo e Sangue.

Foi o que aconteceu uma vez a um monge que duvidava da presença real de Jesus na Eucaristia. A sua pouca fé fazia com que fosse enfraquecendo espiritualmente e quase já não acreditasse na Eucaristia.

E como a fé estava diminuída, o alimento espiritual já quase não fazia efeito. Então Deus teve pena dele e fez uma grande milagre para lhe aumentar a fé.

Certa manhã, celebrando a Santa Missa, mais do que nunca atormentado pela sua dúvida, depois de pronunciar as palavras da Consagração, a hóstia se converte em Carne viva e o vinho em Sangue verdadeiro.

Ficou tão admirado diante de tão extraordinário milagre, que permaneceu longo tempo em silêncio adorando a Jesus Eucarístico.

Depois de algum tempo, com o rosto banhado em lágrimas, voltou-se para as pessoas presentes e contou o milagre que Deus acabara de fazer.

Os fiéis se precipitaram para o altar e puderam também testemunhar o milagre. Não houve quem não chorasse de emoção. Logo a notícia se espalhou por toda a pequena cidade, transformando o monge num novo São Tomé.

A Hóstia-Carne apresentava, como ainda hoje se pode observar, uma coloração ligeiramente escura, tornado-se rósea se iluminada pelo lado oposto. O Sangue era de cor terrosa, coagulado em cinco fragmentos diferentes.

Serenada a emoção de que todo o povo foi tomado, as relíquias foram guardadas num tabernáculo de marfim, construído a mando das pessoas mais credenciadas daquele lugar.

Hoje, esta extraordinária relíquia se conserva intacta no altar principal do Santuário de Lanciano. Numa custódia de prata, a carne, e num cálice de cristal, o sangue.

No século passado, quiseram comprovar a autenticidade do milagre. As análises dos cientistas conseguiram constatar que se trata de verdadeira carne humana, e do tecido muscular do coração.

Não é carne de qualquer parte do Corpo adorável de Jesus, mas a do músculo que propulsiona o Sangue – portanto, a vida – pelo corpo inteiro; do órgão que é também o símbolo mais manifesto e o mais eloquente do amor do Salvador por nós.

A Eucaristia é, na verdade, o dom por excelência do Coração de Jesus. “Meu Coração é apaixonado de amor pelos homens”, disse um dia Jesus, revelando seu Sagrado Coração a Santa Margarida Maria Alacoque. Uma paixão que o conduziu à cruz.

Guardemos isto: na Eucaristia eu recebo o Cristo todo inteiro. É Ele verdadeiramente que se dá em alimento. Tanto na hóstia como no vinho, está Jesus Cristo vivo e inteiro.

Nos impressionamos com este milagre, não é? Mas não é verdade, também, que o que se passou em Lanciano, acontece em todas as igrejas do mundo e em todas as Missas?

A única diferença é que lá em Lanciano, além de mudar sua substância, também mudou sua aparência. Mas o milagre é o mesmo, só que não o vemos.

Se tivermos fé e nos alimentarmos frequentemente do Corpo e Sangue de Jesus, não nos sentiremos fracos para fazer o bem. Jesus escolheu o pão para indicar que Ele quer ser nosso alimento diário, quer nos fortalecer.

Ele está em cada sacrário à nossa espera para nos atender em todas as nossas necessidades. Basta pedir-lhe.

É por isso que estou lhe enviando este belo livro de orações eucarísticas, compostas pelos santos e pela Igreja, para que cresça ao máximo nesta devoção, certo de que nosso “Deus escondido” não desprezará seus pedidos feitos com fé e confiança.

Mas uma coisa é muito importante: também não podemos nos esquecer de agradecer a este nosso Deus Sacramentado por tantas graças e benefícios que já nos obteve ao longo de nossa vida. Sabendo que a melhor forma de agradecer a Deus é pedir mais o seu auxílio em todos os momentos.

Veja o que dizia a ilustre condessa de Féria, que se tornou religiosa Clarissa, quando questionada por que passava tanto tempo diante do Santíssimo Sacramento:

“Diante do tabernáculo – dizia ela – ficaria eu por toda a eternidade, pois ali está a essência divina que há de ser o sustento dos bem-aventurados. Meu Deus! Que se faz diante do Santíssimo Sacramento?

“Ama-se, louva-se, agradece-se, pede-se. Que faz um pobre diante de um rico? Que faz um enfermo diante do médico? Um sedento diante de uma fonte cristalina? Um faminto assentado a uma mesa farta?”

Assim também nós devemos crescer nesta intimidade com Jesus Eucarístico e acercarmo-nos Dele em todas as nossas necessidades. Ele está sempre à nossa espera, pronto para nos escutar !

Tomás de Kempis dizia que devemos aproximar-nos de Jesus no Santíssimo Sacramento e falar-lhe “sem apreensão nem constrangimento, como um amigo fala com seu amigo”.

A melhor forma de sermos atendidos é pedir também pelos nossos irmãos, rezarmos uns pelos outros, e fazer apostolado. Por isso eu quero incentivar milhares de cristãos a crescer nesta devoção!

É para a realização deste imenso apostolado que lhe convidamos a recomendar este artigo aos seus amigos

Não tenho a menor dúvida de que Nosso Senhor Sacramentado lhe dará a recompensa ao cêntuplo por participar de tão importante divulgação, em benefício da salvação das almas.

A sua ajuda permitirá a concretização dessa bela missão evangelizadora, para que Nosso Senhor Sacramentado seja adorado e louvado com mais fervor nesta nossa tão querida terra de Santa Cruz.

Com os votos de que receba as melhores graças de união com Jesus Sacramentado e com sua Santa Mãe, modelo de devoção Eucarística, despeço-me cordialmente,

 

Em Jesus e Maria,

 

João Sérgio Guimarães
Coordenador da Campanha

 

Enviar um comentário

You might be interested