São Nuno de Santa Maria

6 de Novembro, comemoramos a festa de São Nuno de Santa Maria, grande santo português, canonizado em 2009 pelo Papa Bento XVI. Eis alguns traços de sua vida e sua personalidade:

São Nuno nasceu em Portugal a 24 de Junho de 1360, e foi educado nos nobres ideia da Cavalaria medieval, no ambiente das ordens militares e depois na corte real. Foi o maior gênio militar que Portugal já conheceu, nunca tendo perdido uma batalha e vencendo o inimigo mesmo com números bem inferiores. O Santo Condestável é referido 14 vezes por Camões nos “Os Lusíadas e versado por Fernando Pessoa na obra “Mensagem”. Foi beatificado em 1918 pelo Papa Bento XV.

As suas qualidades e virtudes impressionaram particularmente o Mestre de Aviz, futuro rei D. João I, que encontrou em D. Nuno o exímio chefe militar, estratega das batalhas dos Atoleiros, de Aljubarrota e Valverde, vencidas mais por mérito das suas virtudes pessoais e da sua táctica militar do que pelo poder bélico dos meios humanos e dos recursos materiais.

Por vontade de seu pai, casou-se com D. Leonor Alvim de quem teve três filhos, sobrevivendo apenas a sua filha Beatriz, que viria a casar com D. Afonso, dando origem à Casa de Bragança. Tendo ficado viúvo muito cedo e estando consolidada a paz, decidiu aprofundar os ideais da Cavalaria e dedicar-se mais intensamente aos valores do Evangelho, sobretudo à prática da oração e ao auxílio dos pobres. Assim, pediu para ser admitido como membro da Ordem do Carmo, que conhecera em Moura e apreciara pela sua vida de intensa oração, tomando o profeta Elias e Nossa Senhora como modelos no seguimento de Cristo.

O estandarte que elegeu como insígnia pessoal traz as imagens do Crucificado, de Maria e dos cavaleiros S. Tiago e S. Jorge. Fez ainda construir às suas próprias custas numerosas igrejas e mosteiros, entre os quais se contam o Carmo de Lisboa e a Igreja de S. Maria da Vitória, na Batalha.

Os ideais da Cavalaria, nos quais se formou São Nuno, podem agrupar-se em três arcos de ação: no plano militar, sobressaem a coragem, a lealdade e a generosidade; no campo religioso, evidenciam-se a fidelidade à Igreja, a obediência e a castidade; a nível social, propõem-se a cortesia, a humildade e a beneficência. Foram estes valores que impregnaram a personalidade de São Nuno, em todas as vicissitudes da sua vida, como documentam os seus feitos militares, familiares, sociais e conventuais.

Fazia também parte dos ideais da Cavalaria a proteção das viúvas e dos órfãos, assim como o auxílio aos pobres. Em São Nuno, estes ideais tornaram-se virtudes intensamente vividas, tanto no tempo das lides guerreiras como principalmente quando se desprendeu de tudo e professou na Ordem do Carmo. Como porteiro e esmoler da comunidade, acolhia os pobres de Lisboa, que batiam às portas do convento e atendia-os com grande humildade e generosidade. Diz-se que teve aqui origem a «sopa dos pobres».

Rezemos a São Nuno de Santa Maria para que vivamos cristãmente nossa vida familiar e façamos tudo para a maior glória de Deus e de sua Santa Igreja.

Coordenação do blog: João Sérgio Guimarães

Enviar um comentário

You might be interested