Divino Espírito Santo

 

Salve Maria!

E se eu lhe dissesse que tudo o que estamos fazendo será em vão se nos faltar o Espírito?

Você já parou para meditar que nós não seríamos capazes sequer de pronunciar o nome de Jesus Cristo, com algum fruto, se não fosse uma graça que, antes, nos preparasse para isso?

É São Paulo quem nos afirma:

“Ninguém pode dizer Jesus é o Senhor se não por influxo do Espírito Santo.” (1 Cor 12,3)

Por isso, não podemos esperar sucesso em nossos empreendimentos ou solução para nossos problemas se não suplicarmos antes a assistência do Espírito Santo. Através de Nossa Senhora.

Todo cristão deveria saber disso. Contudo, o ser humano geme e chora sob o peso de seus imensos problemas, mas raramente procura a solução nAquele que dá a vida.

Veja, por exemplo, o momento atual do Brasil: por toda parte, há uma asfixiante sensação de impotência diante da onda crescente de crimes e de corrupção. Mas, eu lhe pergunto: quem aponta uma boa solução ou uma saída para esta situação?

Por isso, a questão mais frequente que surge em nossas atividades de evangelização é: o que seria preciso para que as pessoas unissem seus esforços para se chegar a um mundo melhor?

E a resposta é simples: os sete dons do Espírito Santo, que são Sabedoria, Entendimento, Conselho, Ciência, Fortaleza, Piedade e Temor a Deus.

Não é verdade que, se o nosso povo recebesse um pouco desses dons, o Brasil seria muito melhor?

É o convite que eu quero lhe fazer hoje. Quero pedir o seu apoio para difundirmos a devoção ao Espírito Santo, fazendo com que as almas se abram para os dons do Espírito Santo.

Nós sabemos que Deus quer nossa colaboração em sua obra de conversão do mundo, mas sem uma ação vinda do Céu, nossos esforços serão incapazes de deter o caos.

Você não se lembra do que afirmou o Papa Bento XVI em sua viagem a Fátima?

“Iludir-se-ia quem pensasse que a missão profética de Fátima esteja concluída. […] O homem pôde desencadear um ciclo de morte e terror, mas não consegue interrompê-lo.”

Sim, se quisermos interromper esse processo que o noticiário nos mostra todos os dias, temos que ir aos fundamentos da solução: suplicar ao Divino Espírito Santo que nos dê as armas adequadas para esta missão.

Antes de tudo, precisamos pedir para nós mesmos, é claro, mas também para o nosso próximo.

Veja o que podemos obter e me diga se não poderá ser uma transformação em sua vida, pois estes são os dons que o Espírito Santo quer lhe conceder, sempre:

O dom da Sabedoria, que lhe dará maior capacidade de ordenar as coisas conforme o grau de importância, para que você possa alcançar o seu fim, que é a felicidade eterna.

O dom da Inteligência, que lhe dará a capacidade de entender as verdades eternas que estão acima da natureza humana.

O dom da Ciência, que dará a sua alma a aptidão para buscar as explicações sobrenaturais, a fim de superar todas as dúvidas humanas.

O dom do Entendimento, que lhe mostrará como aplicar a inteligência na compreensão das realidades sobrenaturais.

O dom do Conselho, que lhe facilitará escolher, dentre os caminhos lícitos, aquele que é o mais conveniente a sua alma.

O dom da Piedade, que o conduzirá a uma relação mais intensa e profunda com Deus.

O dom da Fortaleza, que lhe dará a força sobrenatural para superar todos os obstáculos que a natureza humana antepõe à busca de nosso fim sobrenatural.

O dom do Temor a Deus, que lhe dará a repugnância de todas as circunstâncias que possam lhe afastar de Deus.

Não é exatamente isso de que nós precisamos para estar à altura dos problemas do mundo moderno e de todas as suas contradições?

Por isso, eu gostaria de poder difundir ao máximo essa devoção. Quanto mais, melhor. Será um primeiro passo para aqueles que desejam uma vida e um mundo melhores.

Na Encíclica “Dominum et Vivificantem”, São João Paulo II bem mostra a importância de propagarmos essa devoção:

A Igreja professa a sua fé no Espírito Santo(..) Esta fé, professada ininterruptamente pela Igreja, precisa de ser incessantemente reavivada e aprofundada na consciência do Povo de Deus.(DV,2)

É por isso que eu lhe peço, como um participante benemérito que você é desta Campanha, que me ajude nesta difusão da Devoção ao Espírito Santo.

A importância desta iniciativa me saltou aos olhos quando li, há poucos dias, a pergunta de um articulista de uma grande revista: por que os brasileiros não reagem mais à degradação e à corrupção que grassa nos jornais?

A resposta, na hora, pareceu-me muito simples: pela falta de vida sobrenatural, as pessoas perderam as reservas morais.

E eu tenho a convicção de que não pode haver maior antídoto para o veneno materialista, que bebemos todos os dias no convívio da vida moderna, do que as práticas da vida espiritual.

E pode haver melhor início do que invocar os dons do Espírito Santo, se nada poderemos iniciar senão por Ele?

Assim, eu espero contar com a sua ajuda. Juntos, podemos mover os acontecimentos iniciando as pessoas na prática de uma devoção sincera.

Deus nunca nega a graça a ninguém. Se um grande número de brasileiros pedir sinceramente os dons do Espírito Santo, tenho certeza de que a sociedade melhorará como um todo.

Sei que você compreende isso e me ajudará na difusão desta devoção.

Do fundo de meu coração, desejo que o Divino Espírito Santo lhe conceda todos os dons em abundância, como recompensa por tudo o que você puder fazer para que este importante projeto não fique parado.

Desde já, conte com as minhas orações e, por favor, inclua-me também nas suas.

Em Jesus e Maria

 

 

João Sérgio Guimarães

Coordenador da Campanha Vinde Nossa Senhora de Fátima, não tardeis

2 comments

  1. Neves 9 agosto, 2018 at 21:13 Responder

    Boa tarde,
    Recebi uma cartinha e um cartão de felicitações pelo meu aniversário, juntamente com um terço e um boleto para fazer uma doação. Sou católica praticante e participo das atividades da minha Paróquia, com certeza estarei sempre engajada nas campanhas de divulgação de Nossa Senhora. Só gostaria de saber, por questões de segurança,como o meu endereço e minha profissão chegou até vocês?

    • João Sérgio Guimarães 19 setembro, 2018 at 19:35 Responder

      Boa tarde! Lamento ter demorado tanto em lhe responder. Agradeço por seu contato. Sua pergunta sobre como seu endereço chegou até a Campanha, provavelmente por alguma indicação. Digo “provavelmente” porque não foi possível identificar a Sra apenas pelo endereço de email.
      Alegra o coração saber que a Sra tem participado das atividades de sua Paróquia e da divulgação da devoção à nossa Boa Mãe, Maria.
      Desejo que Ela continue a lhe abençoar cada vez mais, bem como a todos os seus familiares. Conte sempre com nossas orações.

Enviar um comentário

You might be interested