Aspecto militante do privilégio da Imaculada Conceição

Quando Adão e Eva pecaram, antes que Deus os expulsasse do Paraíso e promulgasse as penas às quais estariam sujeitos, revelou-lhes a missão de Maria Santíssima, que viria ao mundo para esmagar a cabeça da infernal serpente.

Esta inimizade, criada pelo próprio Deus, permanece viva ao longo dos séculos entre os que são da Virgem e os sequazes de satanás. Por isso, não é de admirar que o dogma da Imaculada Conceição tenha causado não pequeno rebuliço. Sobre este aspecto, comenta Dr. Plinio:

Quando o dogma da Imaculada Conceição foi definido por Pio IX, houve uma verdadeira tempestade de ódios, protestos, indignação. Como explicar esse furor?

Vejam o conteúdo do dogma: Maria Santíssima foi concebida sem pecado original, desde o primeiro instante de seu ser.

Ela, como Mãe de Nosso Senhor Jesus Cristo, mais recentemente também como Mãe da Igreja, é odiada pelo ódio igualitário de vê-La colocada no ponto mais alto em que uma mera criatura possa estar. Ainda mais sendo uma mulher, e onde, portanto, o arbítrio de Deus se apresenta de um modo muito mais forte.

Isso fere enormemente o igualitarismo, como também a ideia de que esta criatura tenha sido objeto de uma exceção a uma regra para a qual nunca houve exceção, e tenha sido concebida sem pecado original desde o primeiro instante de seu ser.

Não é só a aversão ao aspecto anti-igualitário, mas é um ódio em relação ao que é sublime. Nossa Senhora concebida sem pecado original, Mãe de Deus, tudo isso considerado no seu conjunto é de uma sublimidade de tal maneira pura, imaculada, elevada, virginal, que transcendente a tudo em matéria de sublimidade.

O espírito revolucionário odeia tudo quanto é sublime, tudo quanto é elevado, e não somente por ser ele igualitário, mas por outra expressão que é o amor ao banal, ao trivial, quando não é o amor ao degradado. Daí decorre um verdadeiro ódio contra a Imaculada Conceição de Nossa Senhora.

Ao considerar a Festa da Imaculada Conceição, devemos pedir Maria Santíssima que nos dê cada vez mais essa bem-aventurança: sermos de tal maneira unidos a Ela, de trazermos em torno de nós de tal maneira a expressão d’Ela, que se possa dizer que realmente é por causa d’Ela que somos odiados, por causa daquilo que em nós existe de semelhante a Ela. Isto nós devemos pedir com muito afinco.

 

Enviar um comentário

You might be interested