São Teófanes e os peculiares esplendores da Igreja no Oriente

Pertencendo a uma das mais nobres famílias do Império Bizantino, Teófanes abandonou todas as suas riquezas e dirigiu-se para um mosteiro, do qual se tornou abade. Um imperador adepto da seita dos iconoclastas lançou-o num calabouço, onde permaneceu por dois anos sofrendo horríveis privações e chicotadas. Depois foi exilado para a Samotrácia e ali entregou sua bela alma a Deus.

 

Temos para comentar uma ficha biográfica a respeito de São Teófanes, abade, que me dá a oportunidade, antes mesmo de entrar na consideração da vida deste Santo, de analisar a expressão, o valor simbólico e o efeito que o nome produz para se considerar o indivíduo.

Um nome que evoca teofania: a manifestação de Deus

Um homem comum, da vida corrente, que se chamasse Teófanes poderia nos dar a impressão, antes de conhecê-lo, de alguém pertencente ao que se costuma chamar classe média baixa, de um jeito extremamente anacrônico dentro dessa classe, vestido à conservador, com um colarinho engomado alto e amarelado, uma gravatinha pequenininha ensebada, tossindo abundantemente, com os óculos à meia distância entre a ponta e o topo do nariz, com uma vozinha roufenha, magrelinho e pretensioso. Esse poderia ser, segundo nossa imaginação, o Sr. Teófanes.

Para a sensibilidade de certas pessoas, o nome “Teófanes” tem qualquer coisa de glacialmente sentencioso, hirto. Entretanto, o sentido etimológico da palavra é lindo, porque teofania é a manifestação de Deus. Ora, um homem chamado Teófanes deveria ser uma pessoa maravilhosa, ter um jeito de Anjo celeste, herói, um São Miguel Arcanjo, algo assim. Mas os conceitos variam e os nomes acabam tomando essa conotação pejorativa.

Contudo, quando se pensa num Abade Teófanes, já a coisa muda completamente. Porque abade é um título que evoca um homem meio misterioso, isolado, colocado acima de seus monges, com pouca comunicação, em geral, com os outros homens, e correspondendo à frase que uma revista de História, a qual li outro dia, punha nos lábios de Moisés: “Senhor, fizestes de mim um homem solitário e poderoso.” É bem a ideia que faço de um abade: poderoso na ordem espiritual, mas solitário. Todo vestido com um grande traje beneditino preto, com aquelas pregas que se desdobram, um capuz que vira um pouquinho para trás, um bastão na mão e um ar cheio de ideias, de pensamentos, que fala pouco, mas domina toda uma comunidade de cenobitas, todos eles em silêncio ou entoando o cantochão, em longos corredores com arcadas regulares, e que voltando para as celas rezam de novo, fazem iluminuras e trabalhos de pesquisas inimagináveis.

O abade mantém na abadia uma atmosfera de bom gosto, de luta guerreira, de polêmica e, ao mesmo tempo, de recolhimento e de silêncio que dá todo o perfume da Idade Média e, mais ainda, do antigo monaquismo do Oriente, mosteiros gregos situados em montes de nomes fabulosos, em ilhas do Mediterrâneo onde os Apóstolos ensinaram, em colinas da Terra Santa onde Nosso Senhor fez milagres, etc. Essa é a ideia que me dá um Teófanes abade, e me incentiva a conhecer sua biografia.

Membro de uma das mais nobres famílias do Império Bizantino

Teófanes, nascido em Constantinopla, pertencia a uma das mais nobres famílias do Império Bizantino. Perdendo seu pai aos três anos de idade, foi educado pelo próprio Imperador Constantino Coprônimo.

Casou muito jovem ainda, praticamente obrigado, com uma jovem patrícia. Mas ambos, de comum acordo, fizeram voto de continência perpétua. Seu sogro, vindo a descobrir isso mais tarde, encheu-se de furor, pois desejava herdeiros que entrassem no gozo da imensa fortuna do genro. Queixou-se assim ao imperador e este enviou Teófanes para Sísico com o título de Intendente Real dos Trabalhos Públicos no Helesponto e na Lísia. Aí o Santo encontrou um monge que o iniciou nos caminhos da contemplação e Teófanes abandonou o mundo, recolhendo-se a um mosteiro, onde veio a ser abade.

Que coisa linda: um dignatário da corte imperial de Constantinopla! Para pensar nisso é preciso imaginar aqueles basileus, aqueles imperadores de Constantinopla hirtos, com aquelas caras de ícones, todos rodeados de pérolas, com ar sentencioso, com uma mão que ensina ou com uma vara toda de marfim, com uma imagem de ouro de São Miguel em cima, e olhando para todos os séculos, imóveis sobre um fundo de ouro.

Podemos imaginar como era o palácio imperial em Constantinopla, junto às margens poéticas do Bósforo e à Basílica de Santa Sofia, onde o Imperador Coprônimo educou Teófanes.

Teófanes é um homem puro que se casa com uma moça pura; e os dois, coisa ainda mais rara, resolvem guardar a castidade perfeita.

O Imperador intervém e manda esse homem para uma espécie de exílio dourado. Ele vai com um título meramente administrativo, mas pomposo – todos os títulos bizantinos eram pomposos –, para essa região exercer suas funções. Imaginem como era uma cidade de província daquele tempo: pequena, com um pequeno palácio destinado ao representante do imperador, com um tronozinho, sendo a miniatura – mas que miniatura! – do fausto imperial, e Teófanes movendo-se dentro daquilo diante de um povo genuflexo.

Abandona tudo e vai para o deserto

Entre os que vão falar com Teófanes aparece um monge vindo de algum deserto, de onde saiu levando consigo todos os silêncios daqueles pores de sol incandescentes, daquelas montanhas torradas pelo Sol, ou batidas por um vento tremendo, daquelas contemplações caracteristicamente orientais, com aqueles olhos enormes olhando para um firmamento lindíssimo e rezando. Esse monge sai de repente de seu isolamento, vai para a cidade e encontra Teófanes.

Pode-se imaginar a conversa dos dois:

— Teófanes, o que te adianta gozar essas coisas da Terra? Vejo em ti que és um homem puro, Deus te chama para uma pureza maior. Deixaste as delícias da carne, deixa, ó Teófanes, os outros deleites, pois maiores maravilhas te aguardam.

E Teófanes pergunta:

— Pai santo, o que farei?

— Vai comigo ao deserto, onde os varões amados de Deus se separam de tudo quanto é do mundo e vivem exclusivamente na familiaridade do Senhor.

Então, Teófanes deixa tudo e vai para o deserto. Isso é ambiente, isso é vida, isso é história.

Após fazer promessas de benefícios, o Imperador o ameaça

Anos depois, quando Leão, o Armênio…

Que lindo nome para um imperador! Todas essas coisas em Constantinopla têm um outro jeito. Há uma coisa mais banal do que um homem chamado Leão? Há coisa mais comum do que um homem ser um armênio? Mas “Leão, o Armênio”, Imperador de Constantinopla, é uma coisa que se destaca de uma série de outras por vários imponderáveis. O Imperador Leão, o Armênio, que traz consigo os luxos e os mistérios da Armênia para o trono de Bizâncio, é uma coisa muito mais evocativa.

Continua a ficha:

Leão, o Armênio, renovou a perseguição às santas imagens…

Era a heresia dos iconoclastas, que quebravam as imagens nas igrejas, uma forma ancestral de protestantismo e de progressismo.

…e soube que Teófanes gozava de alta consideração entre os ortodoxos.

Ortodoxos aqui somos nós, católicos, porque não tinha ainda havido o cisma.

Querendo atraí-lo à sua causa, chamou-o à Constantinopla. Quando ele ali chegou, recebeu uma carta do soberano: “Vossas disposições pacíficas me fazem crer que aqui viestes para confirmar com vossos votos minhas opiniões sobre esse problema. Esse, aliás, é o meio certo de obter meus favores e de conseguir para vós, vossos parentes e vossos mosteiros, todas as graças que estão ao alcance do imperador conceder…”

Portanto, todas as que existem, porque o Imperador de Constantinopla era onipotente.

Se, ao contrário, vos recusardes a aquiescer comigo, incorrereis em minha indignação e dela sentireis todo o peso, vós e vossos amigos.

É bem claro, o Armênio. No meio de frases amáveis, a coisa é suborno ou tiro.

Jogado num calabouço

Teófanes, que nunca se intimidara com promessas ou ameaças, assim respondeu:

“Idoso e enfermo como estou, tenho cuidado em não ambicionar as coisas que desprezei por Jesus Cristo, em minha juventude, quando me era fácil usufruir das coisas do mundo.”

Linda resposta. “Você me oferece o que eu desdenhei quando podia gozar? Você pensa em me comprar com essas coisas, agora que não estou em idade de gozá-las? Oh!” Vê-se o Armênio minguar…

“Quanto ao meu mosteiro e aos meus amigos, coloco sua sorte nas mãos de Deus. Quanto ao mais, se acreditais assustar-me com vossas esperanças como se assusta uma criança com as varas, vos enganais. Porque, embora não tenha forças para caminhar e esteja sujeito a numerosas outras enfermidades corporais, espero que Jesus Cristo me dará coragem de sofrer pela sua causa todos os suplícios aos quais poderíeis me condenar.”

Tudo dito, está acabado. Quer dizer: “Seus subornos não me interessam, suas ameaças não me fazem recuar. Está feito seu balanço, ó Leão, o Armênio.” É um Teófanes, a manifestação de Deus através da boca de um homem.

Encolerizado, o imperador enviou Teófanes a um calabouço, onde o Santo permaneceu por dois anos, sofrendo horríveis privações. Chegaram, um dia, a dar-lhe trezentos golpes de chicote.

Num velho enfermo, hein!

Saindo da prisão, exilaram-no na Samotrácia, onde ele morreu a 12 de março de 817.

Aqui está a história de São Teófanes. Nós podemos imaginar a Samotrácia e São Teófanes morrendo. Talvez embaixo de uma palmeira, ao ar livre, assistido apenas por um auxiliar. Mas na hora em que ele morreu, uma bola de fogo subiu ao céu, e na cidade tal viram isso e comentaram: “Morreu Teófanes, o virtuoso…” Ou algo nessa linha. Seria o desfecho legendário e simétrico dessa história. Com isso nos familiarizamos um pouco com os esplendores peculiares que a Igreja teve no Oriente.

 

Plinio Corrêa de Oliveira (Extraído de conferência de 17/3/1971)

Revista Dr Plinio 252 (Março de 2019)

Enviar um comentário

You might be interested