Em 20 de fevereiro: Festa Litúrgica dos Pastorinhos de Fátima

Fátima – Portugal (Segunda-feira, 18-02-2019)

No dia 20 de fevereiro celebra-se a Festa Litúrgica dos Pastorinhos de Fátima, os santos Francisco e Jacinta Marto.

Comemorações, Celebrações

Para assinalar a data, as celebrações no Santuário de Fátima tiveram início no último domingo, 17/02, com o V Concerto Evocativo dos Pastorinhos de Fátima , na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, em Portugal.

Uma peça musical denominada “Hail Mary” (Ave Maria) foi composta especialmente para a celebrações dos pastorinhos.

O texto diz respeito à oração que saúda a Virgem Maria nos momentos da Anunciação e Visitação (Lucas 1:21-42). A obra pretende retratar os louvores dos fiéis à Virgem Maria.

Haverá ainda outras peças musicais que comporão esta abertura para as comemorações.

A celebração litúrgica da Festa dos Pastorinhos

Nesta segunda-feira, realiza-se uma Vigília, com Rosário, procissão de velas e veneração dos Santos nos seus túmulos, na Capelinha e Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima.

A Festa da Comemoração dos Santos Pastorinhos prossegue no dia 20, às 10h00, com Rosário, na Capelinha das Aparições;
às 10h45 realiza-se a Procissão com os ícones dos Santos Francisco e Jacinta até à Basílica da Santíssima Trindade, onde será celebrada a Eucaristia a partir das 11h00.

Às 14:00 realiza-se um Encontro com as crianças na Basílica da Santíssima Trindade e às 17h30 serão celebradas as Vésperas, também na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima.

Um Momento Formativo

Embora não esteja integrada nas celebrações festivas, mas seja alusiva aos Santos Pastorinhos, a Escola do Santuário organizou a primeira Oficina Pastoral intitulada “Francisco e Jacinta na catequese da infância”.

O itinerário temático toma o acontecimento das aparições e as vidas e perfis de espiritualidade e santidade de Francisco e de Jacinta como motivos de ‘experiência humana’, ‘Palavra de Deus’ e ‘expressão de fé’.

Estas oficinas visam aprofundar o conhecimento do acontecimento e do significado do fenômeno Fátima; descobrir São Francisco e Santa Jacinta Marto; conhecer as suas biografias e a especificidade do itinerário espiritual de cada um; aprofundar o seu potencial pedagógico-catequético; aplicar o exemplo de São Francisco à educação para o silêncio; aplicar o exemplo de Santa Jacinta à educação para o sentido do outro e elaborar propostas/subsídios para a catequese da infância a partir desses exemplos.

Seguir o Exemplo dos Pastorinhos: desafio do Reitor

No domingo, 17/02, o Pe. Carlos Cabecinhas, reitor do Santuário de Fátima, apelou aos peregrinos para se deixaram tocar pelo exemplo dos Santos Pastorinhos que, na Escola de Maria, aprenderam a ” confiar e a dar primazia a Deus nas suas vidas”.

A partir do Evangelho proclamado este domingo sobre as bem-aventuranças, que apresenta uma palavra paradoxal de Jesus sobre uma vida centrada em Deus e uma vida centrada na autossuficiência de cada um, o reitor do Santuário de Fátima afirmou que “o retrato dos Pastorinhos de Fátima (a partir das suas vidas) é um retrato das bem-aventuranças e dos bem-aventurados”.

Para o Reitor, “Este mês de fevereiro é o mês por excelência dos Santos Pastorinhos: no passado dia 13 celebramos o aniversário da morte de Lúcia; dia 20 celebramos o dia de São Francisco e Santa Jacinta Marto…

Eles são o exemplo desta bem aventurança de que nos fala a palavra de Deus este domingo pois mostraram a sua total disponibilidade para Deus e para a sua vontade; sofreram por isso, mas confiaram no amor de Deus que lhes foi anunciado por Nossa Senhora”.

“Seguindo o exemplo dos Pastorinhos, procuremos esta bem-aventurança de quem confia e se confia a Deus; a bem-aventurança de quem procura dar a Deus o primeiro lugar na sua vida”, exortou o sacerdote no final da homília da missa na qual participaram vários grupos portugueses e também de Espanha, Estados Unidos da América, França e Itália.

Feriado Municipal no Brasil

No próximo dia 20, data em que a Igreja assinala a festa litúrgica dos Santos Pastorinhos, será comemorado pela primeira vez o feriado municipal do `Dia dos Pastorinhos Francisco e Jacinta Marto´, em Juranda, município da Diocese de Campo Mourão, no estado brasileiro do Paraná.

Juranda é a terra natal de Lucas, a criança do milagre que abriu caminho à canonização de Francisco e Jacinta Marto declarados santos a 13 de maio de 2017, em Fátima, pelo Papa Francisco.

A decisão de instituir o Dia dos Pastorinhos como feriado municipal foi aprovada pela Câmara Municipal e promulgada pela Prefeita Municipal de Juranda, Leila Amadei, no dia 11 de fevereiro e tem efeitos imediatos pelo que na próxima quarta-feira será feriado municipal neste município brasileiro.

Trata-se da primeira decisão do gênero, tomada por uma instituição pública de natureza civil.

João Sérgio Guimarães

Enviar um comentário

You might be interested