O Anjo da Guarda

Salve Maria!

Você sabia que Deus criou um amigo só para você? É um amigo que está ao seu lado, do início ao fim da vida! Deus encarregou esse amigo de sempre lhe conduzir e governar. E ele ainda vai lhe acompanhar até o Céu…

Esse amigo cumpre brilhantemente a missão que Deus deu a ele: auxilia, aconselha, defende e guarda. Por humildade, porém, ele é discreto, quase não aparece.

Você saberia dizer quem é esse amigo?

Nsta carta quero lhe falar a respeito desta amizade. Com essa pequena lembrança, quero ajudar você a cultivar, aumentar e propagar a amizade com aquele que foi destinado por Deus para ser nosso melhor amigo, nosso guarda e protetor: o nosso Anjo da Guarda.

Sim, Deus criou os Anjos para sua glória e seu serviço. Porém, o Criador quis mostrar seu amor e bondade para com a humanidade criando Anjos com a missão de zelar por cada um de nós!

O Anjo da Guarda é forte, leal, zela por nós, protege-nos dos perigos, defende do mal. Ele é que nos inspira a fazer o bem, orienta quando nos desviamos do caminho, nos protege nos perigos da vida.

É o melhor amigo que temos! Apesar disso, é pouco lembrado ou… muito esquecido. Tornou-se quase um amigo secreto! Ou até menos que isso!

Hoje em dia, poucos o conhecem, poucos cultivam essa amizade e bem poucos rezam e pedem algo ao seu Anjo Protetor! Se rezassem e pedissem mais a Ele, seus favores, auxílios e ajudas seriam abundantes, maiores e mais freqüentes.

Propagar a devoção ao nosso Anjo da Guarda é evangelizar! Difundir a devoção a ele, é um projeto maravilhoso, você não acha?

 

Divulgar a devoção ao Anjo da Guarda é levar esperança e ânimo, confortar e conduzir muitas almas para Jesus Cristo.

Conhecendo melhor o Anjo da Guarda, sabendo do amor que Deus teve para com os homens ao criá-los, muitas pessoas ficarão dispostas a aceitar a graça de voltar para Nosso Senhor e seguir o reto caminho nesta terra.

Por isso, com sua ajuda,  quero que brasileiros de todos os cantos tomem conhecimento da proteção que recebem do Anjo da Guarda!

Você quer saber por que isso é importante? É porque, hoje em dia, fala-se pouco do Anjo da Guarda: Ele é esquecido!

Faz tempo que noto as pessoas falarem cada vez menos sobre os anjos.

Será que não acontece o mesmo com você?

Mas uma ocasião em que se falou deles lembro que me marcou muito. Marcou tanto que até guardei detalhes do fato: era um domingo, na Praça de São Pedro, o Papa dirigia a “Oração do Angelus” quando, então, ele afirmou: “excluiríamos uma parte notável do Evangelho, se deixássemos de lado estes seres enviados por Deus, que anunciam Sua presença no meio de nós e constituem um sinal dela. Invoquemo-los com frequência, a fim de que nos sustentem no compromisso de seguir Jesus, a ponto de nos identificarmos com ele.” (Bento XVI, Angelus de 1º de março de 2009)

Ouvindo esse trecho do discurso do Papa, eu fiquei sensibilizado. Lembre-se, meu amigo, existem milhares de pessoas — e não seria exagerado dizer milhões de pessoas– que não têm idéia de que a missão de nos proteger foi dada por Deus ao Anjo da Guarda de cada um de nós.

Tenho grande empenho em divulgar a devoção a este ser celestial que nos protege tanto. Eu penso que isto é até uma questão de gratidão para com nosso Anjo da Guarda. Você não acha?

Seria bom que todos soubessem que a missão que os Anjos têm de guardar e guiar os homens consta nas Sagradas Escrituras, por exemplo, no Salmo 90 quando diz: “a teu respeito, ordenou a seus anjos que te guardem em todos os teus caminhos”.

Então, nos momentos de dificuldade, de aflição, até de desespero, recorramos confiantes aos nossos Anjos da Guarda.

Porque esses nossos fiéis e poderosos defensores, merecem nosso amor!

Eles velam sobre nós, nos assistem em nossas necessidades espirituais e materiais. Estão junto de nós em todos os momentos, nunca nos abandonam, sobretudo na hora da morte. Eles não nos abandonam, nem depois da morte!

Quanto reconhecimento devemos a eles por tantos favores que eles nos prestam.

E mais, quanta confiança devemos manifestar a eles pelo amor e afeto que nos têm.

Devem amá-lo as almas aflitas, pobres e miseráveis porque eles são a consolação e o refúgio de todos aqueles que sofrem.

Devem amá-lo os pobres pecadores porque eles são asilo seguro.

Devem amá-lo os que vivem na solidão e na contemplação porque esses espíritos admiráveis estão sempre recolhidos em Deus e jamais O perdem de vista.

Mas, os que vivem no meio do mundo também devem amá-lo, porque essas puras criaturas permanecem sempre ao lado deles.

Eu imagino que existam pessoas que tenham saudades da época de sua inocência, da infância, quando a mãe colocava a criança no colo e a ensinava a rezar. Lembraremos, então, de uma oração que antigamente quase toda criança aprendia:

“Santo Anjo do Senhor, Meu zeloso guardador. Já que a ti me confiou a piedade divina, sempre me rege, guarda, governa e ilumina. Amém.”

Antecipadamente, agradeço por sua devoção e espírito caridoso. Quero lembrar-lhe que, todos os dias, sacerdotes rezam pelos participantes da Campanha e suas famílias.

Eu quero pedir também suas orações para o sucesso do nosso trabalho. Que Deus lhe ajude, sempre.

 

Em Jesus e Maria

João Sérgio Guimarães
Coordenador

P.S:

– É o Anjo da Guarda que nos inspira a fazer o bem, nos orienta quando nos desviamos do caminho e nos protege nos perigos da vida.
– Juntos, nós vamos fazer com que milhares de brasileiros comecem a ter a devoção ao Santo Anjo da Guarda.

Enviar um comentário

You might be interested