O perdão dos pecados e a misericórdia de Nossa Senhora

A gratuita misericórdia de Deus para conosco, dando-nos sua própria Mãe como intercessora, de um lado, e ­nossa completa ausência de méritos, de outro, fez de Dr. Plinio um convicto devoto da ­Santíssima Virgem.

 

Um membro de nosso Movimento escreveu-me, fazendo uma pergunta que pode ser assim resumida:

Certas graças determinam para quem as recebe uma espécie de Grand Retour1, como a que Nossa Senhora de Coromoto concedeu a um índio.

Para que Maria Santíssima dê a uma pessoa graça assim fulminante, é preciso que ela tenha pelo menos alguma boa disposição em sua alma, um primeiro desejo de sair do mal?

Ou pode-se admitir que a graça venha a tocar um indivíduo que está aprazivelmente comendo as bolotas dos porcos, sem nenhuma vontade de voltar para a casa paterna?

Gratuidade da parte de Deus e nossa completa ausência de méritos

Passo, então, a responder.

Segundo a doutrina católica, não existe a possibilidade de fazermos nenhum ato de vida espiritual sobrenatural que não tenha como ponto de partida uma graça a nós concedida gratuitamente. Quer dizer, o primeiro passo é sempre dado por Deus.

O ato é sobrenatural quando praticado tendo em vista a Fé, adesão da inteligência a algo que foi revelado.  Nenhum ato sobrenatural pode ser feito pelo homem antes que Deus lhe dê a possibilidade de vir a praticá-lo. De maneira que no início das nossas relações com Deus está a completa gratuidade da parte de Deus, e a total ausência de méritos de nossa parte.

A misericórdia gratuita de Deus para com o pecador

Isto se dá de modo evidente, por exemplo, com a criança que é batizada, a qual não tem o uso da razão e recebe, entretanto, desde logo, o dom infuso da Fé.

E também com o pecador. Imaginemos dois pecadores. Um tem o resto de algo concedido por Deus e que ele não recusou inteiramente; o outro não possui nada, porque rejeitou tudo. Cada um deles, para dar um passo adiante na vida espiritual, precisa ter um perdão de Deus, uma graça. É claro que este perdão é maior para aquele que recusou tudo. Mas, em relação a ambos é preciso um perdão, um ato de misericórdia gratuita de Nosso Senhor.

Para Deus nada é impossível

Poder-se-ia apresentar a seguinte dúvida: Suponhamos um católico que apostatou da Fé e passou a ser satanista.

E um outro católico, que vive em estado habitual de pecado mortal, mas não apostatou, reza de vez em quando e assiste a Missa aos domingos. Embora esteja morto para a vida espiritual, porque se encontra em estado de pecado mortal, há nele uma série de disposições de alma que, em última análise, são restos do efeito da graça. Pergunta-se: a este pecador não adianta nada ter estes restos, para atrair a misericórdia de Deus?

É claro que adianta muito. Porque Deus, infinitamente santo e justo, sabe premiar até os pequenos restos de adesão que alguém dá a Ele. O melhor prêmio que Ele pode dar é exatamente chamar esta alma para junto de Si. De maneira que estes restos de virtude são uma razão que mais especialmente inclina a Deus a salvá-la. Mas é errado dizer que as outras almas de nenhum modo são tocadas por Deus, ou não podem ser salvas. Todo homem é salvável por Deus. E, portanto, é possível que qualquer pessoa, de um momento para outro, se converta.

Assim como esses restos de virtude, que podem existir numa pessoa em estado de pecado mortal, são razões para Deus se inclinar mais para ela, é verdade também que o negrume de pecado, no qual se encontra aquele que poderíamos chamar pecador total, afasta-o do Criador. E somente atos de misericórdia de Deus podem determinar sua conversão. É certo que não haverá conversão, quando se trata de formas de pecado onde existe um empedernimento, uma dureza tremenda, uma malícia intrínseca pavorosa.

Deus é onipotente, e por um ato livre de sua misericórdia, a um pecador que está em estado de pecado completo, omnímodo, Ele pode dar mais do que a outro, no qual há restos de virtude, e fazer do primeiro um grande santo.

Mas estas são operações de Deus excepcionalíssimas, com as quais, portanto, não se pode contar. Haveria até liberalismo em admitir que fossem fatos normais, correntes. É o que o bom senso indica e o convívio com as pessoas nos exprime.

Repito: pode acontecer, em rigor, que o Criador, a rogos de Nossa Senhora, ainda converta essa pessoa, por mais que sua atitude reflita obstinação, porque para Deus nada é impossível.

A Teologia é uma ciência feita de subtilezas. Existe a misericórdia especial e a excepcionalíssima, incomparável, como a que opera a conversão de um adorador do demônio.

Se estivermos unidos a Ela, tudo se arranjará

O caminho de nossa perseverança e de nossa salvação é o de sempre ter devoção a Nossa Senhora. Ela é a Arca da Aliança, a Porta do Céu, o Refúgio dos pecadores, a Consoladora dos aflitos, o Auxílio  dos cristãos. Se estivermos unidos à Mãe de Deus, tudo acaba se arranjando. Ela acaba nos dando graças incríveis, e as coisas vão para frente.

É terrível quando se inicia a decadência espiritual de uma pessoa. Alguém dirá: “Dr. Plinio, agora o senhor está me assustando, porque comecei a decair.” Digo-lhe: “Meu filho, pegue imediatamente na corda e recomece a subir.” O que faz um náufrago no meio das ondas, ao qual se lança uma corda, mas ele de repente percebe que está segurando-a com uma mão só? Vai começar a gritar e largar a corda? Não!  Deve agarrá-la com as duas mãos!

Rezar muito para ser fiel na hora da morte

Devemos sempre pedir a graça da perseverança final, de sermos fiéis no último momento de nossa vida. Porque é uma graça autônoma das outras. Por causa disto, na Ave-Maria se pede sempre: “…rogai por nós, pecadores, agora e na hora da nossa morte. Amém”. As batalhas, as tentações na hora da morte são tremendas; representam a última luta do homem. Se não rezarmos para sermos fiéis neste momento…

Uma pessoa expirou; seu corpo está estendido; ela não responde mais nada. Os médicos a abandonaram. Mas considera-se hoje possível que a alma esteja ligada ao corpo aproximadamente duas horas depois do que se convencionou chamar de morte. Esta alma está lúcida. O que lhe acontecerá neste combate, nesta situação na qual eventualmente ouça comentar em torno de si que ela está morta? E vem o demônio com uma tentação:

— Lembra-se, tal pecado?

— Ah, meu Deus, não o confessei!

— Você está só com medo do inferno; sem graça sacramental você não se salva. Agora, desespere.

É uma mentira do demônio, porque se a pessoa fez bem a confissão e se esqueceu de acusar algum pecado, a graça do sacramento o perdoa. Na hora de nossa morte, lembrar-nos-emos bem disto?  É preciso, portanto, pedir muito a perseverança final.

E também a perseverança durante os acontecimentos previstos por Nossa Senhora em Fátima, a perseverança na eventualidade de grandes sofrimentos, como estar jogado num lugar qualquer, deitando sangue, todo ferido e não recebendo auxílio de ninguém. Para tudo isto é preciso pedir. E se a pessoa não pedir, não obtém. Esta é a razão pela qual se deve rezar e vigiar muito.

 

Plinio Corrêa de Oliveira (Extraído de conferência de 16/2/1971)

Enviar um comentário

You might be interested